sábado, 18 de fevereiro de 2017

Bolo de Arroz XL

A minha filha é muito esquisita com a comida...eu tento todos os dias variar a alimentação e fazer com que ela coma e aquilo que ela já conhece até vai. O problema é que ela recusa-se a experimentar novos alimentos! Fico assim, muitas vezes limitada, a fazer as receitas dos pratos que ela até come com gosto.

Nos doces não fico muito preocupada pois não lhe fazem falta nenhuma e ela adora chocolate, gomas e bolo de arroz/queques (Curiosamente só introduzi o chocolate... o resto foi tudo fruto de infectários e escolinhas onde as invariáveis e intermináveis festinhas de aniversário proliferam!).

Estando saturada de bolo de chocolate, lá fui eu à procura de outra receita que ela gostasse em que eu pudesse fazer finta ao dito cujo. Pensei nos bolos de arroz, mas como sou uma pessoa prática e despachada não só não me apetecia andar a untar formas de queques como também só ficariam altos e bonitos como os da pastelaria se fossem feitos com uns aros específicos, que eu não tenho.

Fiz então este Bolo de Arroz, versão XL, em forma de buraco para beber com um belo cafézinho ou chá e que ficou uma iguaria! É tal e qual os bolos de arroz mas muito mais prático. Fico eu e a pequena contentes eh eh...

Bolo de Arroz XL

Ingredientes:

3 ovos grandes;
1 copo de iogurte natural (eu usei a versão bio do Lidl pois não usamos muito iogurtes naturais e estes podem comprar-se à unidade. Também podem comprar iogurte de baunilha e omitir o extrato de baunilha);
2 copos (medida do iogurte) de açúcar + açúcar para polvilhar q.b.;
1 copo de farinha de trigo com fermento;
2 copos de farinha de arroz,
1 colher de chá de aroma ou extrato de baunilha;
1 copo de óleo alimentar;
1 colher de chá de fermento em pó royal.

Preparação:

Comecem por untar e polvilhar com farinha uma forma com buraco.

Batam os ovos, com o iogurte, o extrato de baunilha e o açúcar até obter um creme homogéneo. Juntem o óleo e um copo de farinha de arroz peneirada e voltem a misturar (se usarem uma batedeira elétrica a partir daqui devem passar a envolver com uma colher). Acrescentem o outro copo de farinha de arroz peneirada e voltem a envolver.

Por fim, acrescentem o copo de farinha de trigo com o fermento, mais uma vez peneirados somente até obterem uma mistura homogénea (não batam demais para não desenvolver o glúten do trigo) e despejem na forma.

Uma vez na forma polvilhem abundantemente a superfície com açúcar. O suficiente para obter aquela crosta deliciosa e característica dos bolos de arroz.

Levem a cozer a 180 graus por cerca de 35 minutos.





A farinha de arroz é facilmente encontrada na secção das farinhas do supermercado.
Também encontrei o video da receita dos bolos de arroz da La Dolce Rita que achei muito interessante e me ajudou a encontrar a consistência certa para este tipo de massa.

Experimentem pois foi um sucesso e vai aparecer cá por casa muitas mais vezes!


Sem comentários:

Enviar um comentário