sábado, 31 de agosto de 2013

A nossa Horta ...

Não tenho tido oportunidade de partilhar convosco a horta do marido e as experiências que temos feito para obter a melhor matéria prima possível para todas as conservas e receitas que vou fazendo aqui por casa.
 
Não somos experts e há muita coisa que parece mesmo digno de um curso!
 
Por exemplo: há três anos que tentamos cultivar melões e nunca conseguimos obter um fruto que se diga que é muito bom! Já as melancias estão à vista e são mesmo divinais.
 
Também semeámos meloas e apesar de este ter sido mais um ano de teste (pois também era um fruto difícil) o marido já percebeu o que deve fazer para saírem bem doces (este ano já obtivemos algumas muito boas).



Também semeámos o tomate da praxe para fazer a calda (entretanto podem espreitar esse post que atualizei com fotos passo a passo).. deu tanto que até se estraga no arbusto...e ainda semeou tomate-cherry que lhe disseram ser um fruto fácil de "pegar" e que se reproduzia em larga escala. 
 
Ainda disse ao marido que não apreciava, uma vez que era muito ácido, mas ele decidiu experimentar. E não é que cada vez mais me convenço de que a nossa sociedade leva-nos, cada vez mais, a ter uma visão deturpada das coisas.  E  acerca de algo tão básico como os alimentos: o fruto até é bastante doce, mas o que compramos ou comemos em saladas de restaurantes (que também são de compra) são tão ácidos que nos leva a ter uma ideia do alimento que não é real!
 
Gostei bastante e faz umas saladas tão bonitas e diferentes..


 
Também semeou cebolas, alhos, batatas, salsa, coentros, alfaces, courgette, beringela e pimentos.
 
Resultado: de cada vez que o marido vai à horta vem com o cesto cheio e é uma sorte poder encher o frigorífico com produtos maravilhosos e saborosos.
 
Confesso que foi somente, após começarmos a nossa horta, que comecei a perceber melhor os sinais de um fruto/legume de boa qualidade. Muitas das características que atualmente procuramos são falsas (exemplo: castanhas grandes vs. pequenas (esta variedade é muito mais doce e saborosa)/ alface (rija e grande vs. pequena e molinha (a alface não é por natureza rija, mas sim bastante tenra e molinha).
 
Também ajuda a entender quais os produtos de época. Se queremos os melhores resultados cedo devemos compreender que o melhor é usar os produtos de época pois só nessa altura estão no seu melhor. 
 
Entretanto, ando com umas ideias doidas(??) de fazer licor de melancia e gelado de melancia... vamos ver se terei tempo para tudo. eh eh..
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário