domingo, 6 de janeiro de 2013

Palavra na ordem do dia… APROVEITAR!

Partilho convosco uma compilação de receitas que servirão para aproveitar cada um dos alimentos que menciono. 

A vida não está em condições de se desperdiçar nada e se não for por isso, pelo menos porque é moralmente errado.

Este será o primeiro: o PÃO

Façam Pão ralado

Quantas vezes não nos sobram restos de pão (mesmo uma ou duas côdeas) que sabemos que não vamos comer, ou porque já nem dá para uma torrada ou porque está mesmo duro e a visão de o comer não nos deixa nada entusiasmados?

No meu caso, bastantes… mas deitar fora pão é algo que me martiriza bastante. Assim lembrei-me que havia a possibilidade de fazer pão ralado (caseiro) com aquelas pontas mas… Havia sempre um problema: ligar o forno para torrar duas côdeas não compensa de todo! 

Resolvi a questão da seguinte forma: sempre que me sobram pedaços vou colocando num saco que coloquei no congelador. Quando tenho quantidade suficiente e (sendo que tenho a possibilidade de cozinhar três tabuleiros no forno ao mesmo tempo) coloco o assado e um tabuleiro de côdeas e pedaços de pão. Depois é só passar tudo na picadora e voilá!
Pão ralado caseirinho.


Façam Migas doces

2 dl de leite;
1 vagem de baunilha (ou um pouco de açúcar baunilhado);
500 g de miolo de pão;
600 g de açúcar;
8 dl de água;
8 ovos;
Canela em pó q.b

Levem o leite ao lume com a vagem de baunilha e deixem ferver. Escaldem o miolo de pão, bem esfarelado, com o leite e deixem amolecer. Levem o açúcar ao lume com a água até atingir ponto de estrada (quando rasparem com a colher no fundo do tacho esta deve formar um risco, tipo estrada sem que as margens se juntem). Juntem o pão, previamente espremido e, mexendo sempre, deixem que volte a ferver. Fora do lume e sem parar de mexer, adicionem as gemas desfeitas. Levem de novo ao lume, mexendo sempre, para cozer as gemas mas sem deixar ferver. Deitem o doce numa travessa e alisem a superfície com uma espátula. Deixem arrefecer e enfeitem com canela em pó.

Façam uma Açorda

Algumas fatias de Pão alentejano, finas;
1 Posta de bacalhau;
2 ovos;
Um fio de azeite;
2 dentes de alho;
1 molho de coentros frescos;
Sal q.b.

Cozam o bacalhau e os ovos em água com um pouco de sal e reservem a água da cozedura. Entretanto, numa terrina, coloquem as fatias de pão cortadas, os dentes de alho picados, os coentros picados e regem com um fio de azeite.
Retirem as peles e as espinhas ao bacalhau e coloquem por cima do pão. Vertam a água de cozer o bacalhau, a ferver, por cima e tapem por uns minutos.
Sirvam bem quente enfeitado com rodelas de ovo cozido dispostas por cima.


Façam Mini pizzas

4 fatias de pão (duro) ;
Polpa de tomate q.b.; 
Queijo Mozzarela ralado q.b.;
Orégãos q.b.;
Quaisquer outros acompanhamentos do vosso gosto (fiambre, chouriço, atum, milho, etc.)

Coloquem as fatias de pão num tabuleiro que possa ir ao forno, forrado com papel vegetal.
Barrem cada uma das fatias de pão com polpa de tomate (ou vejam a minha receita de molho de tomate), polvilhem com oregãos, e um pouco de mozzarela ralada em cima (eu ponho bastante). Juntem de seguida os acompanhamentos do vosso gosto e voltem a polvilhar (desta vez, pouco) com mozzarela.
Levem ao forno durante 10 a 15m (até o queijo derreter e ganhar alguma cor) a 200ºC.


Façam Pão Recheado (como entrada é sucesso garantido):

1 pão alentejano redondo, preferência com cabeça
100 g de fiambre picado
120 g de presunto picado
1 chouriço pequeno picado 
200 g de queijo ralado (podem escolher daqueles pacotes 4 queijos, ou optar por uma mistura dos vossos preferidos: mozarela, ilha, emental, etc.) 
2 dentes de alho picados
1 frasco de Maionese (cerca de 225 ml)

Cortem a cabeça do pão, e com cuidado retirem todo o miolo e reservem. Numa taça coloquem todos os ingredientes (o fiambre, o presunto, o chouriço, o queijo, o alho) e envolvam muito bem com a maionese, de forma a ficar tipo pasta. Recheiem o pão com o preparado. Embrulhem o pão, sem a tampa, em papel de alumínio e levem ao forno cerca de 20 minutos. Passado este tempo retirem do forno, abram o papel de alumínio, coloquem a tampa no pão, e ponham o miolo à volta e novamente no forno até o miolo estar com um aspeto douradinho (+/- 20 minutos). Sirvam num prato com o miolo do pão torrado em volta e depois de se esgotar o miolo, ou o recheio, é partir a própria côdea do pão que fica e comê-la com o recheio que entretanto entranhou. É uma maravilha!

Sugestão: Substituam as carnes por uma alheira, ou por atum, ou façam uma versão vegetariana que sairá igualmente bom!


Façam Rabanadas:

Aqui sugiro este link ou esta receita pois estão muito explícitos e foi onde me inspirei para fazer as minhas rabanadas.

As minhas são uma combinação de ambas: a receita do Sabor Intenso, da Neuza Costa, feitas no forno de acordo com o vídeo que encontram no Blog A Paparoca


Façam Migas:

Azeite q.b.;
1 Pão alentejano médio ;
2 ou 3 dentes de alho q.b esmagados e ainda com pele (ajuda a que não fritem demais e amarguem, quando estiverem a fritar);
Sal q.b. ;
2 folhas de louro; 
rodelas de Linguíça q.b.

Cortem o pão em fatias finas e demolhem-nas em água sem desfazer muito. Entretanto fritem a linguiça no azeite juntamente com o alho e o louro. Vão juntando o pão demolhado e provando para verificar o sal. Se ficar muito seco adicionem um pouco de água. Mexam até formar uma bola.


Façam Pão de alho:

2 dentes de alho;
125 g de manteiga;
1 pão cacete (ou outro tipo de pão cortado em fatias finas);
Orégãos q.b. (facultativo)

Comecem por misturar numa caçarola a manteiga com o alho esmagado, em lume brando. Dividam o cacete ao meio e untem ambas as partes do pão, com a manteiga de alho derretida e ainda quente. Untem também a côdea e polvilhem tudo com os orégãos. Levem ao forno, durante alguns minutos até o pão estar tostadinho. 

Sugestão: Também podem polvilhar com um queijo do vosso gosto, depois os orégãos e levar a gratinar.


Façam Bacalhau com pão:

400 g de Bacalhau;
3 cebolas grandes cortadas às rodelas;
3 dentes de alho;
2 colheres de chá de azeite;
3 paposecos ou esta quantidade em restos de pão;
Pimenta q.b.;
2 Ovos

Demolhem o bacalhau desfiado de um dia para o outro. Fatiem o pão. Preparem o refogado com as cebolas e os dentes de alho picados e deixem aloirar. Juntem o bacalhau ao refogado. 
À parte, mergulhem as fatias de pão e coloquem- nas num tabuleiro ou travessa que possa ir ao forno. Coloquem uma camada de fatias embebidas em leite, depois uma camada de bacalhau e assim sucessivamente até terminar. A última camada é de pão. Cubram com os ovos batidos e a pimenta e levem ao forno até cozer e estar douradinho.


Façam Pudim de Pão:
 
1 litro de leite;
3 a 4 pães paposecos (ou na falta qualquer outro tipo de pão);
9 a 10 colheres de sopa de açúcar;
2 pacotinhos de pudim Mandarim;
4 ovos.

Coloquem metade do leite a aquecer em lume brando. Na outra metade, juntem todos os ingredientes e triturem bem com a varinha mágica. Juntem a esta mistura o leite que entretanto aqueceu e vão mexendo até engrossar. Coloquem numa forma previamente untada com caramelo e levem ao frigorífico até à hora de servir.
Este será um post para ser atualizado quer com fotos ou outras receitas..comentem ou partilhem receitas no blog ou através de virtudecaseira@gmail.pt

Espero que vos ajude e inspire!







 



1 comentário:

  1. Já experimentei na passagem de ano, como entrada, o pão recheado e posso dizer que é muito bom e um sucesso para as visitas!

    ResponderEliminar