sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Bolos (mais) saudáveis

Todos gostamos de comer um bolinho de vez em quando. Eu evito fazê-los para não ter que os comer..eh eh, mas a fazê-los, não seria bom conhecer algumas receitas que tornam este prazer menos culpado?

Pois bem, estou a realizar uma formação sobre bolos de época festiva e doçaria regional e sem dúvida que juntar a nossa experiência a técnicas estudadas e bem estruturadas oferece-nos um olhar novo (e novos resultados) sobre o que é velhinho e pensávamos já dominar sem segredos.

Já conhecem o truque de usar legumes nos bolos? Pois é uma forma de cortar ou substituir as gorduras permitindo que o bolo fique na mesma húmido e maravilhoso..

Aqui vai uma receita que testei e considero muito boa:

Bolo de chocolate e courgette:

200g de chocolate negro (pelo menos 70% cacau);
100g de manteiga;
3 ovos;
150g de açúcar;
400g de courgette ralada (se não gostar de encontrar a corgette, pique-a numa blender/robot de cozinha);
100g de amêndoa moída;
150g de farinha;
5g de canela

Bater as gemas e o açúcar em relevo (até ficar com aspecto esbranquiçado). Em paralelo derrete-se o chocolate com a manteiga em banho-maria. Adicionar o chocolate derretido  e a courgette ralada às gemas batidas. Misturar as farinhas numa tigela à parte  e envolvê-las na mistura anterior. Envolver as claras batidas em castelo e levar ao forno a 170ºC, por 20-30m.



Algumas considerações:

  • Envolver não é bater, é só ligar de uma forma muito leve. Faz uma grande diferença no resultado final do bolo;
  • As claras não devem ficar armadas, como se fossem para fazer suspiros ou farófias. Para bolos, as claras devem ficar espumosas e ligeiramente firmes, mas não armadas.
  • É preferível fazer em tabuleiro para que o bolo fique mais húmido;
  • Fica um bolo muito saboroso e quase cremoso, prefiro simples.
  • Se preferirem rechear devem fazer massa suficiente para vários tabuleiros (tantos quantas as camadas que queiram que o bolo tenha). Cada tabuleiro deve ir ao forno com uma quantidade de massa que perfaça cerca de 2cm de altura. Quando montarem o bolo, a humidade deste em conjunto com o recheio vai levar a um bolo rico e húmido.
  • A receita que partilho convosco não é completamente dietética. Contudo, podem cortar na manteiga e substituir o açúcar por frutose ou por stevia e vão ver as calorias descer consideravelmente, tudo com o mesmo prazer!

Experimentem!



Sem comentários:

Enviar um comentário