terça-feira, 27 de novembro de 2012

Empadão de Pombo Bravo com cogumelos e tomilho fresco

Aqui por casa aparece muitas vezes carne de caça. É um ingrediente que deve ter alguns cuidados pois tem um sabor mais forte e os chumbos podem facilmente levar a uma ida ao dentista... mas vale bem a pena!

Um estudo científico feito pelo Professor Pierre-Henri Ducluzeau (nutriconista-diabetologista) da Universidade de Angers concluiu que esta carne é a melhor, mesmo quando comparada com o peixe em termos de quantidade de fósforo. É o melhor alimento enquanto fonte de ferro, de potássio e possui menos gordura do que um iogurte natural.

COMO PREPARAR
'A carne de caça tem um aroma intenso, as pessoas julgam, por vezes, que apodreceu, e tem também um sabor intenso.' As carnes de caça têm um sabor inusitado e por isso recomendam-se temperos marcantes: ervas como o zimbro ou o alecrim. 'A carne de caça tem um sabor muito específico e deve, em minha opinião, ser marinada, para quem não gosta de sabor muito agressivo e selvagem. Há pessoas que comem directo, como o meu pai, com os bifes ou veado e assim.' Nunca se deve marinar a carne em recipientes de metal, sobretudo alumínio porque pode alterar o sabor do animal. 'Não temos grande tradição culinária de confecção do veado, mas vamos tendo no javali e temos muita tradição no coelho, na lebre, na perdiz, é algo muito antigo em Portugal e aí não há lições.'
Sugestões: a avestruz lembra o filet mignon e para marinar esta carne pode utilizar um Vinho do Porto na proporção de 100 ml de vinho para um quilo de carne. Para o coelho acrescente cascas de frutas cítricas como o limão ou as ervas fortes como o alecrim, tanto na hora de marinar como quando a levar ao lume.
 
MARINADA BÁSICA PARA CAÇA

Ingredientes: 1 raminho de alecrim; 6 dentes de alho; 2 cebolas; 2 cenouras; 4 folhas de louro; 12 grãos de pimenta preta; sal q.b.; 1 raminho de salsa; 1 raminho de tomilho; 1 litro de vinho tinto

Preparação: Corte os dentes de alho em lâminas finas e pique todas as ervas (menos as folhas de louro) e a cebola. Corte a cenoura descascada em rodelas finas. Misture todos os ingredientes com o vinho. Cubra o fundo de um recipiente com um pouco de molho e disponha as peças de carne limpas. Despeje o molho por cima, cubra com película aderente e reserve em lugar fresco pelo menos 24 horas antes de cozinhar.
 
 
A minha receita de Empadão de Pombo Bravo com cogumelos e tomilho fresco:
 
Ingredientes:
5 pombos bravos (os peitos);
2 folhas de louro;
1 cebola bem grande ou 2 médias picadas grosseiramente;
1 dl de azeite;
3 dentes de alho picados ou esmagados frescos;
2 caldos knorr de galinha;
1 raminho de tomilho fresco (também podem juntar rosmaninho/alecrim/hortelã da ribeira, etc.);
Vinho tinto q.b. (de boa qualidade, entre 500-750ml);
150 g de cogumelos frescos laminados.
 
Num tacho faz-se o refogado com o azeite, a cebola, o alho, o louro e os cubos de caldo Knorr.
Depois de a cebola estar bem translúcida e vidrada junta-se os peitos de pombo e deixa-se "selar" bem a carne a uma temperatura média-alta (no azeite). Quando o exterior estiver com aspeto dourado refresca-se com o vinho e junta-se o tomilho e o sal a gosto. Quando ferver baixa-se o lume para médio e deixa-se cozinhar cerca de 30-45m (eu gosto de deixar mais tempo para a carne ficar bem tenrinha, cerca de 1h). Se necessário acrescenta-se mais vinho e nunca água. Nos últimos 15m junta-se os cogumelos.
 
Serve-se com arroz branco ou outro acompanhamento do vosso agrado.
 
Contudo... como nada se pode desperdiçar e ainda havia bastante pombinho de molho (pois fizemos cerca de 8) fiz empadão com a carne restante:
 
Retiram-se as folhas de louro, e cobre-se o fundo de um pirex com a carne desfiada.
 
 
Tritura-se com a varinha mágica o molho restante, de modo a que se obtenha uma pasta grossa. É possível que se tenha que retirar algum do vinho senão fica muito aguado e depois o empadão fica "empapado".
 
 
Faz-se puré de batata, coloca-se por cima e pincela-se com ovo batido. Leva-se a gratinar a 180ºC, por cerca de 25-30m.
O resultado está à vista...
 
 
 
 
Ficou óptimo e foi feito a partir de sobras de uma outra refeição!
 
Nota: Não fiz a marinada que está acima descrita pois não tive tempo, mas aconselho vivamente a que se faça marinada para esta carne: ainda fica melhor!
 
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário